Restituição do Imposto de Renda 2020 Consulta, Datas, e Lotes

Todo brasileiro que recebe um valor igual ou acima de R$22.847,76 deve declarar o imposto de renda 2020. No entanto, durante o ano alguns impostos acabam ficando retido na fonte e, no fim das contas ao invés de pagar imposto o cidadão tem direito a restituição do imposto de renda 2020.

Esse assunto é um pouco delicado e pode ser que gere confusão. Para ajudar a esclarecer as principais dúvidas, continue lendo esse artigo:

O que é a Restituição Imposto de Renda 2020?

restituição imposto de rendaNo Brasil há uma série de impostos que precisam ser pagos. Anualmente é necessário declarar o imposto de renda e, será necessário pagar o IR 2020 ou poderá ter direito a restituição.

A restituição do imposto de renda é uma devolução do imposto que foi pago a mais. Essa restituição leva em consideração os ganhos do ano anterior e outras movimentações dentro do mesmo período. Geralmente isso acontece quando há imposto retido na fonte ou quando há abatimento do imposto de renda, como médico e etc.

Essa devolução acontece em lotes, com datas pré-estabelecidas. Portanto, se houver restituição do imposto de renda 2020 é preciso atentar-se as datas.

Quem tem direito a receber a restituição imposto de renda 2020?

Existem alguns fatores que levam a restituição do imposto de renda, através das deduções, Como por exemplo:

  • Pagamento de pensão alimentícia;
  • Despesas médicas;
  • Despesas com educação;
  • Inclusão de dependentes na declaração.

Antes de levar a restituição, esses fatores reduzem a base de cálculo do imposto. É necessário verificar os valores limites de cada um deles.

Tudo é colocado em uma balança e, o programa da Receita Federal faz as contas, levando em consideração o que o cidadão ganhou durante o ano todo e as deduções. No fim das contas ele poderá ter que pagar uma valor menor do imposto de renda ou ainda ter dinheiro a receber.

Há ainda outro caso que gera a restituição. Se uma pessoa, em um determinado mês acaba recebendo a mais, é bem provável que terá algum valor retido na fonte. Se, ao final do ano seus recebimentos totais não alcançarem o valor obrigatório para realizar a declaração do IRPF, a quantia retida na fonte poderá ser restituída.

Valor Restituição Imposto de Renda 2020

isenção imposto de rendaO valor da Restituição do Imposto de Renda 2020 é variável, afinal isso acontece quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria. Portanto, cada restituição será com um valor diferente.

A soma a ser recebida da restituição é corrigido pela taxa Selic. No entanto, assim que o dinheiro fica disponível, o valor final não mudará mais.

Como funciona o pagamento da restituição?

restituição imposto de rendaA restituição do imposto de renda acontece entre os meses de junho e dezembro. geralmente entre os dias 15 e 20. Ao todo, são sete lotes e é possível consultar utilizando o CPF no site oficial. Ainda há outras maneiras de saber sobre quando irá receber o dinheiro da restituição do IRPF 2020. Podendo ser através do telefone ou aplicativo para celular.

Pelo telefone, basta ligar para o Receitafone pelo número 146 e seguir as orientações. Outra maneira mais prática é baixando o app da Receita Federal e acompanhar a liberação dos lotes na palma das suas mãos.

Existem um serviço onde o contribuinte cadastra o seu número de celular e, logo que sua restituição for liberada, receberá um SMS informando.

A ordem de pagamentos acontece de acordo com alguns critérios. Os primeiros são os idosos, pessoas com deficiência e quem possui doenças graves. Em seguida, o dinheiro será liberado de acordo com a data de entrega da declaração do IR.

O dinheiro total será depositado na conta que foi cadastrada pelo contribuinte. Caso haja algum erro no cadastro da conta ou foi encerrada, será necessário realizar o pedido de pagamento no Banco do Brasil. Se esse for o seu caso, lembre-se que o prazo é de um ano.

Consulta restituição imposto de renda 2020

Para consultar se há restituição e quando irá receber, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial da Receita Federal (http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/mobile/restituicaoMobi.asp);
  2. Preencha as informações solicitadas: CPF, data de nascimento e o ano de exercício);
    Consulta de Imposto de Renda
  3. Digite o código de verificação que aparece na tela;
  4. Clique em “Avançar”.

Lembre-se que essa consulta pode ser feita pelo Receita fone ou direto no aplicativo da Receita Federal.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Restituição do Imposto de Renda 2020 Consulta, Datas, e Lotes